We accept
the fact that we had to
sacrifice a whole Saturday in detention for whatever
it is we did wrong, but we think you're crazy for
making us write an essay telling you who we think we
are. You see us as you want to see us: in the simplest
terms and the most convenient definitions. But what we
found out is that each one of us is a tomboy,
and a geek,
and a tomaz,
and a loser.
Does that answer your question?
Sincerely
yours,
The Breakfast Club"
Friday, August 27, 2004
Meat is Dinner
O vegetarianismo é uma das provas irrefutáveis da crise de valores pela qual passa a sociedade moderna. E não apenas os vegetarianos, pois há um culto geral contra a carne em todo seu esplendor: outro dia me reprimiram quando disse que um dos princípios fundamentais da culinária é aquele que afirma que todo prato não doce pode ser aprimorado pela adição de bacon.
Há quem diga que a prova real dessa crise é o homossexualismo. Discordo. Os gregos antigos já praticavam atos homossexuais, e duvido que algum deles recusasse uma linguicinha.
Não importa o assunto ou a área em discussão. Se que alguém citar alguma frase de - ou atribuída a - Albert Einstein, essa pessoa é tida como sábia e possuidora do argumento definitivo em questão. O exemplo clássico são as discussões sobre guerras. É só uma pessoa dizer "Eu não sei como será lutada a III Guerra Mundial, mas a IV será lutada com paus e pedras." que a discussão se encerra e volta-se a discutir futebol, o clima ou a novela das oito.
Pois a falácia ad Einstein consiste exatamente nisso. É certo que ela é um caso específico de falácia ad Verecumdiam, ou seja, o "apelo a uma autoridade para suportar uma conclusão quando a pessoa não é uma autoridade sobre o assunto em questão." Pois Einstein foi um grande físico, mas as discussões correntes, principalmente aquelas terminadas pela referente falácia, não se tratam de ciência e física, normalmente.
Se alguém ainda tiver qualquer objeção ao descobrimento dessa falácia que lembre-se:
"Great spirits have always found violent opposition from mediocre minds. The latter cannot understand it when a man does not thoughtlessly submit to hereditary prejudices but honestly and courageously uses his intelligence." (Albert Einstein)
A semana começou bem. Hoje, no meu caminho para o Ibmec, na esquina entre a Rua do Paraíso e a Maestro Cardim, um homem me aborda:
- Amigo, por favor, pra onde é a Paulista?
- Avenida Paulista?
- É, isso.
Conclui: é um pegadinha. Procurei uma camera escondida, mas não achei nada. Então pensei: "ora é escondida, não vou achá-la". Desisti e disse aonde era a Paulista. A avenida.
Saíram os indicados para o VMB 2004, praticamente a mesma porcaria de sempre. Mas no meio da mixórdia, há uma boa notícia: dentre os indicados para Banda/Artista Reveleção se encontra a inigualável Banda M!